Advertências Empreendedoras 05: Planejamento Empreendedor
O Planejamento faz parte das Características Empreendedoras. Fazer planos na vida é essencial para alcançar os sonhos. Nas empresas é a mesma coisa, não adianta administrar um negócio próprio sem planejamentos, seja de curto, médio ou longo prazo. Mesmo nas microempresas, o planejamento e bem vindo. As decisões são tomadas depois de pensadas e conjecturadas no mundos das ideias.
Lendo a Bíblia sagrada dos Cristãos, em PROVÉRBIOS, 21:5 – Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria. Há mais de dois mil anos atrás, no reinado de Salomão, já se faziam planos e planejamento para se executar os projetos, sejam eles grandes ou pequenos. Eu fico imaginando aquelas Pirâmides no Egito, como foi projetado, executado, quantas pessoas trabalharam lá, como foi a logística de transporte daquelas enormes pedras, como eles faziam grandes lajes sem cimento e ferro, como eles faziam aquelas pinturas, ornamentos e os sarcófagos para os funerais da Família Real egípcia.
O Rei Salomão construiu o maior Templo da História, foi por muito tempo considerado uma das Sete maravilhas da Humanidade. Pense no planejamento de projetos da envergadura desses citados acima. Duas constatações feitas pela história e pela religião.
No teu empreendimento não esqueça de se planejar. Faça planos para longo prazo, médio prazo e curto prazo. Há quem diga que quando não se tem planos é porque não se sabe para onde ir. Não sabendo para onde ir, qualquer caminho serve.
Empreender sem planos é a mesma coisa de seguir qualquer caminho. Não faça isso, elabore os planos, execute as atividades, reoriente as tarefas, quando necessário. O Planejamento é uma trilha, não um trilho, onde o trem passa e devasta tudo.
Tudo na vida pessoal ou empresarial necessita de planejamento efetivo, na maioria das vezes é necessário fazer por escrito. É salutar se acompanhar esses planos, bem como suas execuções.
O primeiro planejamento a ser feito é o PLANO DE NEGÓCIOS, onde se resume num documento só, o Planejamento de marketing e vendas, a situação do mercado, clientes, consumidores, fornecedores e concorrentes. O Plano financeiro, operacional, estratégico, as análises de curto, médio e longo prazos, como análise FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Faça esse planejamento e tenha mais probabilidade de sucesso empresarial.
João Dilavor – Empreendedor Digital e Contador – www.joaodilavor.com.br