Como as micros e pequenas empresas devem criar proposta de valor
As micros e pequenas empresas estão se adaptando aos novos tempos, estão se profissionalizando. Para isso os pequenos empreendedores precisam estudar, pesquisar, se informar e estar atentos às mudanças e oportunidades de treinamentos.
Sem muito estudo e dedicação aos assuntos que são específicos às áreas de interesses de cada empreendedor fica difícil ter sucesso nos empreendimentos. Os negócios atualmente são realizados “on line” e as fontes de estudo sobre todas as áreas do conhecimento estão a um click.
A proposta de valor está inclusa no Modelo de Negócios Canvas desenvolvido por https://strategyzer.com/ e que nos orienta a trabalharmos com a proatividade de mostrar aos nossos clientes maneiras de prospectar e manter clientes satisfeitos nas empresas micros e pequenas.
Iniciamos mostrando o que temos de produtos e serviços para oferecer aos clientes. Em seguida devemos entender em que esses produtos ou serviços irão ajudar nossa carteira de clientes a resolver seus problemas. Para isso não podemos deixar de ouvir atentamente quais são as dores (limitações) dos clientes dentro dos negócios deles. Feita esta análise, onde nossos produtos ou serviços irão ajudar a reduzir ou extinguir essas dores (problemas) dos nossos clientes.
No final esclarecer aos clientes em que nossos produtos ou serviços irão aumentar seus ganhos nos negócios deles ou se for consumidor final, em que nossas soluções irão satisfazer seus interesses e/ou gerarão benefícios práticos.
Contador Prof. Dr. João F. de Lavor – Doutor em Educação, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Contador e Pedagogo.