COMO FAZER O QUADRO MODELO DE NEGÓCIO DO SEU EMPREENDIMENTO
1.Desenvolva a proposta de valor;
A proposta de valor descreve o pacote de produtos e serviços que criam valor para um segmento de clientes específicos. É o motivo pelo qual os clientes mudam de uma empresa em detrimento de outra. Deve resolver necessidades ou dores dos segmentos de clientes atendidos. Exemplo: oferecer alimento de forma variada e diversifica por meio de pizzas saborosas e diferenciadas.
2.Descubra quais serão os canais para a entrega da PV;
O bloco dos canais descreve como uma organização interage com o segmento de cliente para a entrega da Proposta de Valor. Identifica os principais meios físicos de contato com os clientes seja na fase de aquisição, manutenção ou pós-venda. Exemplo: site; redes sociais; aplicatiFaça a segmentação de clientes;
A quem sua organização pretende atender ou resolver algum problema? Identifique para quem você entregará um valor ou um serviço representativo. Procure identificar uma categoria de clientes pelos seus hábitos ou costumes. Evite segmentar por faixa etária ou classe social. Agrupe-os pelos gostos ou necessidades em comum. Exemplo: pessoas que gostam de pizzas de diferentes sabores e qvo para mobile; jornal do bairro.
3.Como vai ser o Relacionamento com os clientes;
Este bloco descreve os tipos de relacionamentos que cada empresa pretende estabelecer com segmentos específicos de clientes. O tipo de relacionamento pretendido deve ficar definido, podendo variar entre um sistema automatizado até o contato pessoal. Exemplo: de forma dedicada, gerando fidelização e empatia.
4.Quais serão as Receitas;
O fluxo de receita representa o dinheiro que uma empresa gera a partir de cada segmento de cliente. Compete à organização questionar qual o valor que cada segmento de clientes está disposto a pagar. Pode ser por diferentes maneiras: taxa de uso, leasing, venda de produtos, assinatura, aluguel, publicidade e propaganda, licenciamento, comissão etc. Exemplo: venda de produtos; clube de assinantes e propaganda nas toalhas de mesa
5.E os Recursos Principais;
Os recursos principais são os elementos ativos para oferecer e entregar a melhor proposta de valor ao segmento de clientes. Podem ser os recursos físicos; humanos, financeiros, etc. Exemplo: pizzaiolo, ambiente agradável; matéria prima de qualidade; atendentes treinados.
6.Quais serão as Atividades-chaves;
As atividades principais são aquelas que são necessárias e imprescindíveis para uma adequada entrega da proposta de valor. Normalmente começam com um verbo de ação. Exemplo:
5.E os Recursos Principais;
Os recursos principais são os elementos ativos para oferecer e entregar a melhor proposta de valor ao segmento de clientes. Podem ser os recursos físicos; humanos, financeiros, etc. Exemplo: pizzaiolo, ambiente agradável; matéria prima de qualidade; atendentes treinados.
6.Quais serão as Atividades-chaves;
As atividades principais são aquelas que são necessárias e imprescindíveis para uma adequada entrega da proposta de valor. Normalmente começam com um verbo de ação. Exemplo:
desenvolver novas receitas para o cardápio; – treinar pessoal e capacitá-los; – adquirir as matérias primas; – promover a divulgação dos serviços; – selar parcerias chave.
7.E as Parcerias principais;
É a rede de fornecedores e parceiros necessários para o funcionamento do negócio. Normalmente são elementos externos à organização e efetivamente contribuem para que tudo ocorra de maneira adequada. Exemplo: – fornecedor da máquina de cartão de crédito; – associação de bairro.
8.Como será a Estrutura de Custos.
Neste bloco, evidenciam-se os principais custos inerentes ao negócio. Não é o plano de contas, mas os principais itens que estejam relacionados à entrega dos demais blocos e que efetivamente são fundamentais. Exemplo: – matérias primas; – pessoal; – divulgação; – logística.
¹ OSTERWALDER, Alexander. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Transforme sua Ideia em Modelo de Negócios. Manual do Participante. Sebrae: Brasília, 2013a.
____. Disciplina de Empreendedorismo. Módulo 1 – O Empreendedor. Manual do Professor. Sebrae: Brasília, 2013b.