Coaching

 QUE É COACHING?

 

O Coaching é um processo de desenvolvimento humano, que valoriza o autoconhecimento, o acordo entre Coach (treinador) e Coachee (cliente), para o cliente sair de uma situação atual para uma situação futura ou situação desejada.

José Roberto Marques – Presidente do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching conceitua coaching como sendo: Coaching é um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências como: Psicologia, Sociologia, Neurociências, Programação Neolinguística, e que usa de técnicas da Administração de Empresas, Gestão de Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua. O mesmo autor menciona o significado de Coaching: A palavra Coaching significa “treinamento”, tem origem na língua inglesa (Coach) e foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs, na Hungria, para designar carruagem de quatro rodas. No século XVIII, os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas conduzidos em suas carruagens por cocheiros chamados Coacher. Por volta de 1830, o termo Coach passou a ser utilizado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames. Em 1831 o termo Coaching foi usado pela primeira vez no âmbito dos esportes. Em 1950, o termo foi usado pela primeira vez na literatura de negócios, como uma habilidade de gerenciamento de pessoas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching, coaching é: “treinamento”, tem origem na língua inglesa (Coach) e foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs, na Hungria, para designar carruagem de quatro rodas. No século XVIII, os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas conduzidos em suas carruagens por cocheiros chamados Coacher. Por volta de 1830, o termo Coach passou a ser utilizado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames. Em 1831 o termo Coaching foi usado pela primeira vez no âmbito dos esportes. Em 1950, o termo foi usado pela primeira vez na literatura de negócios, como uma habilidade de gerenciamento de pessoas.

O Coaching como ciência do desenvolvimento humano nos traz muitas emoções, através de suas ferramentas e metodologias. Nos faz refletir sobre nossa vida, sobre nossos acertos e sobre nossos erros durante nossa vida.

Estamos presenciando uma certa banalização do Coaching, pois toda novidade é encarada como trampolim para pessoas desavisadas acharem que vão atingir sucesso sem esforço e sem muito trabalho e dedicação. Coaching tem que ter muito esforço, atitude empreendedora, responsabilidade com você mesmo e com os clientes, além de que quem deseja seguir essa profissão deve estar aberto à mudanças pessoais e sociais.

Os resultados do processo de coaching, segundo o IBC, são: O maior benefício do Coaching é o aumento de RESULTADOS positivos nas diversas áreas da vida do coachee (cliente). O aumento de PERFORMANCE, gerado pelo processo de Coaching, eleva o nível de resultados, gerando mais realização, satisfação pessoal e profissional, equilíbrio interno e aumento de qualidade de vida. Se pudéssemos resumir em apenas uma palavra todos os benefícios e vantagens do Coaching a palavra seria RESULTADO.

 

Área Benefícios

FELICIDADE & PROSPERIDADE:

  • Aumento do nível de conquistas, performance, e felicidade, e plenitude, • Aumento de realização e satisfação pessoal e profissional, • Melhoria nos resultados financeiros e de prosperidade.

QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE E DIMINUIÇÃO DO STRESS

  • Aumento do equilíbrio e harmonia interior. • Melhoria na qualidade de vida. • Melhor uso qualitativo do tempo. • Equilíbrio entre as áreas pessoal, profissional e relacionamentos. • Aumento de congruência interna e externa. • Diminuição do stress e preocupação desnecessária. • Aumento de disposição, energia e saúde.

RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO

  • Melhoria nos relacionamentos e na comunicação. • Melhor entendimento e aceitação das outras pessoas. • Resolução de conflitos, dúvidas e problemas.

AUTOCONHECIMENTO E EMOÇÕES

  • Aumento da auto percepção e autoconhecimento. • Melhoria na autoestima e autoconfiança.
  • Aumento de responsabilização pela mudança, e auto liderança. • Melhoria no controle das emoções.

PLANEJAMENTO E HABILIDADES

  • Melhoria nos focos, planejamento e administração do tempo. • Alinhamento de missão, valores e crenças. • Aumento da percepção, criatividade e intuição. • Melhoria no processo de aprendizado e melhoria contínua. • Aumento da flexibilidade a adaptabilidade ás mudanças.

O Instituto de Educação Superior latino-americano conceitua Coaching em seu site: Mais que lhe ensinar, o coaching ajuda-o a aprender. É uma poderosa ferramenta de transformação pessoal e profissional. O Coaching é um método usado largamente mundo afora tanto no contexto profissional como no pessoal. Essa metodologia prestigia a estrutura racional e cognitiva do cérebro. No processo de coaching, o primeiro passo é estabelecer o estado atual, ou seja, todos os detalhes da situação atual do cliente. O segundo passo é estabelecer detalhadamente onde o cliente quer chegar (metas e objetivos). Tendo estabelecido estes dois pontos, o Coach conduz seu cliente na elaboração de um minucioso plano de ação que fará o cliente trafegar da posição 1 (estado atual) para a posição 2 (metas e objetivos) em um tempo recorde. Coaching não é terapia, aconselhamento ou psicologia. O Coaching é uma abordagem pragmática focada na realização de um ou mais objetivos específicos. Uma das diferenças mais óbvias é que a terapia tende a focar e se deter nas experiências e nos sentimentos relacionados a eventos passados, ao passo que o Coaching é orientado em direção ao ajuste do objetivo e encoraja o cliente a seguir em frente e a obter novas conquistas e realizações em prol de sua felicidade e qualidade de vida sempre ajudando ao cliente a olhar e focar no futuro. É uma ferramenta que tem um vasto uso nas empresas para aprimorar o desenvolvimento de suas lideranças.

 

CONCLUSÃO PESSOAL

 

Para se estudar Coaching é necessário se ter em mente que nós seres humanos estamos sempre em processo de mudança. Neste sentido, a evolução humana serve como parâmetro para que nos conheçamos melhor, que possamos fazer nossa auto avaliação e nosso auto feedback. Nosso cérebro é dividido em duas grandes parte, que são os hemisférios direito e esquerdo. No hemisfério esquerdo está nossa racionalidade, a nossa consciência, é o eu crítico, eu julgador, eu cognitivo. Já no hemisfério direito estão nossos “eu’s” eu emocional, nossa inconsciência, neste caso a cognição é transcendida, é o ser humano por si mesmo.

Neste sentido, no coaching trabalhamos com a dualidade do ser humano. Tudo é dual, preto e branco, verdade e mentira, certo e errado, direta e esquerda, bom e mau, bem e mal, amor e ódio, dia e noite, enfim, estudamos nosso interior porque existe um exterior.

Geralmente, realizamos dez sessões ou encontros de coaching, a fim de ajudarmos a levar o Coachee de um estado atual rumo a um estado desejado. É trazer o futuro do Coachee para o presente, através de acordos com metodologia e tarefas periódicas, com perguntas poderosas e devolutivas para reafirmar os conceitos e as respostas do nosso cliente.

Estudamos que a Global Coaching  Community estabelece doze competências para que o Coach possa desenvolver e ser um profissional de sucesso, vejamos a seguir: 1) Ética e confidencialidade; 2) Estabelecer o contrato de Coaching; 3) Criar segurança e confiança; 4) Viver o aqui e agora; 5) Suspender todo tipo de julgamento; 6) Ouvir na essência; 7) Fazer perguntas poderosas e ter uma comunicação clara; 8) Realizar feedback construtivo e realista; 9) Planejar e estabelecer metas; 10) Gerar consciência, sensibilização e ação; 11) orientar e sugerir tarefas e 12) Mensurar resultados.

Eu aprendi que numa sessão de coaching nós temos sete passos importantes, que são: 1º Passo – Conexão – nesse momento é que se faz o Rapport, onde se gera confiança com o Coachee, se gera vínculos; 2º Passo é a apresentação ou introdução à sessão de coaching – é também chamada de auto apresentação ou Coaching education. Neste momento se faz o acordo de coaching e a pergunta – como você gostaria de iniciar esta sessão? – 3º passo – é a identificação do Estado Atual, neste momento se faz o Shazan – proposta/tema de sessão; 4º Passo – Em direção ao estado desejado – Utilizar o roteiro desejado, por exemplo: Roda da Vida; 5º Passo – Aprendizados, é aí que se fará duas perguntas poderosas: porque valeu a pena o encontro de hoje? E Como você gostaria de terminar esta sessão? 6º Passo – Conclusão/Recapitulação – Plantar ideias, Percepção do Coach e do Coachee e Gerar tarefas; 7º Passo – Desconexão – Separar o que está misturado, marcar o próximo encontro, pacto de confidencialidade.

Os sete níveis do processo evolutivo são de suma importância para o Coach ter consciência do trabalho que fará internamente e ajudará os clientes a fazer também. 1º Superficialidade – neste momento se avalia o contexto que se está inserido, o ambiente, os limites e oportunidades que se vislumbram; 2º Conduta pessoal – São ações e reações que temos com o meio externo. São os impactos do meio externo nos causam e que nós ás vezes internalizamos; 3º Conhecimentos – é a nossa base da experiência para sabermos pra onde ir, qual nosso destino, quais nossas estratégias e o rumo a seguir; 4º Crenças e Sonhos – Essas são nossas verdades adquiridas desde criança, elas ficam enraizadas, principalmente quando não são positivas; mas também são coisas boas que servem de motivação, de mudanças e permissão para sermos melhores pessoas conosco e com os outros; 5º Papéis – Neste nível já vamos pensar na nossa missão de vida, meus papeis aqui neste mundo, porque estou aqui? Meu mapa do mundo, meu senso de significado, o meu “Eu”; – 6º Pertencimento – Quais os grupos que faço parte? Família, trabalho, igreja, amigos, eu sou aceito? Eu pertenço realmente a esses grupos? As pessoas ao meu redor se importam comigo? 7º Legado e Espiritualidade – Qual meu propósito neste mundo? Por que estou aqui? Qual meu significado de vida? O que vou deixar para a humanidade? Qual meu legado para as gerações vindouras? Eu creio em Deus? Estes níveis são poderosos para fazer uma análise de nossa vida e pensarmos na morte material.

Finalmente, temos a visualização das dez sessões de coaching, que são:

0 – Pré-coaching ou Coaching Assesment; – 1 – Autofeedback; 2 – Roda da Vida; 3- Feedback projetivo de 360º; 4 – A Roda do processo evolutivo; 5 – Crenças e valores; 6 – Missão; 7 – Montando sua Autobiografia; 8 – Visão e Legado; 9 – Roda da Abundância; 10 – Planejamento e Rota de Ação. Este é o processo de Coaching.